Glauber Santos, vice presidente do CMJ/Itabuna, ao lado do Coordenador Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Nivaldo Milet. Foto: Glauber Santos.

O Conselho Municipal da Juventude de Itabuna, representado por seu vice-presidente, Dr. Glauber Santos, esteve presente na 4ª Conferência Estadual da Juventude da Bahia, que ocorreu nos dias 13, 14 e 15 na cidade de Salvador. O evento teve como pauta principal, o debate em torno dos 12 eixos do Estatuto da Juventude, uma legislação que completou uma década de existência em 2023 e é um marco na garantia dos direitos dos jovens brasileiros.


Ainda no evento, foi realizado a leitura do regimento e a sua aprovação, bem como, as discursões sobre os eixos temáticos que envolvia o direito a educação, saúde, cultura, profissionalização, emprego e renda, direito a sustentabilidade e meio ambiente, o direito a diversidade e à igualdade, o direito a cidadania e a participação social, o direito ao desporto e lazer, entre outros. Os jovens participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas perspectivas, experiências e criar propostas em cada eixo temáticos. Essas propostas criadas pelos jovens, vão contribuir para a elaboração de políticas públicas que atendam às suas necessidades e aspirações.

Governador Jerônimo Rodrigues (PT) participa da 4° Conferência Estadual de Juventude.Foto: Glauber Santos


“Foi um evento enriquecedor para a juventude, principalmente, pelo fato de ter ficado alguns anos sem a realização dessa importante conferência da juventude no estado da Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues e alguns secretários estiveram presentes na cerimônia de abertura, se colocando favorável as pautas da juventude. A 4ª Conferência Estadual da Juventude da Bahia, posso garantir, foi um sucesso de participação e inclusão de todos os movimentos sociais, sendo assim, reabre o debate da necessidade de incluir a juventude no orçamento dos governos, (União, estado e municípios) e a criação de políticas públicas”. Afirmou, Glauber Santos, vice-presidente do CMJ.


4ª Conferência Estadual da Juventude, teve a participação de mais de 500 jovens delegados, com representantes de todos os cantos do estado. Agora a próxima etapa, a Conferência Nacional de Juventude que está marcada para ocorrer entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília. A etapa nacional consolidará as contribuições de todas as conferências estaduais, incluindo a da Bahia, em direção à formulação de políticas públicas nacionais que impactarão a vida dos jovens em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *