Administração Emblasto de Brás Cuba.

Tem muitos gestores municipais, sejam secretários, secretárias, prefeitos e prefeitas que declamam em bom verso e prosa, que estão em dia com seus munícipes. Mas, será que todos “És” da administração pública: Eficiência, Eficácia ou Efetividade estão realmente presentes em suas obras, ou são geradores de grandes ilusões? Obras que efetivamente não irão impactar em absolutamente nada sua vida.


Neste esforço de prestar contas aos seus governados, o discurso apresenta como um milagroso elixir, semelhante do personagem de Machado de Assis, o famoso Emblasto de Brás Cuba. Exalta que será o milagre do seu dia a dia, mas que não conseguem superar a melancólica realidade da sua comunidade, com obras que não são eficientes, eficazes e efetivas. Tem posto de saúde? Tem, mas com atendimento insuficiente e sem qualidade. Tem escola? Tem, mas que não cumpre as metas de melhorias dos índices de educação. Tem obras de infra-estrutura? Tem rua, mas não tem saneamento básico.


Muitos administradores públicos, com seus planejamentos míopes, desprezam qualquer preocupação em serem eficazes, eficientes e efetivos com o serviço público, em grande parte agem motivados com interesses privatistas. De compras de novos instrumentos públicos para mobilidade pública, às obras de manutenção pavimentação, são executadas sem levar em conta a correta equação: execução com menor recurso, gerando o melhor resultado.
Faça um teste com obra uma executada pelo prefeito da sua cidade, de forma muito simples. Se obra foi executada pelo menor custo, algo que seu vereador ou portal da transparência pode te contar, ele foi eficiente!
Se a obra ou o serviço, aquele pavimento, alcança todos objetivos propostos na sua vida, o prefeito cumpriu a meta, então ele foi eficaz!
Se a obra ou o serviço, aquela obra infra-estrutura gerou emprego e renda para sua cidade, impactou a sua vida, seu prefeito ou prefeita tem mãos de eficientes, eficazes e efetivas.

Porém caro munícipe, se a construção e realização de diversos serviços públicos, mantém sua vida da mesma forma, estão lhe levando para o mundo de ilusões. Oferecem o famoso elixir, estilo Emblasto de Brás Cuba, que promete ser universal em milagres, mas não resolve absolutamente nada!
Se liga, na vida pública da sua cidade, política não se faz apenas nas eleições!

Lisdeili Nobre (Delegada, Professora e escritora)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *