Promovido pelo Sebrae, evento reunirá autoridades e empresários para debater oportunidades e desafios das Micro e Pequenas Empresas.
Na noite da última quinta-feira (12), o XIII Congresso Norte e Nordeste das Micro e Pequenas Empresas e o XVII Encontro Nacional de Líderes das MPEs foram oficialmente abertos em Itabuna, com a participação do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Promovido pelo Sebrae, o evento visa fortalecer o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas, criando oportunidades de desenvolvimento e crescimento no mercado.
O ministro Márcio França destacou a importância da região para o empreendedorismo e as novas iniciativas de apoio aos pequenos negócios. “É uma região que tem uma vocação para isso. Itabuna sempre foi, tradicionalmente, uma região de muitos empreendedores. A partir da criação do Ministério, criamos linhas de crédito para essas pessoas poderem ter acesso porque eles têm muita dificuldade com crédito bancário. Então, o governo está sendo avalista deles para que possam tirar o dinheiro e pagar só daqui a um ano,” ressaltou o ministro.
O presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (CONAMPE), Ercílio Santinoni, também participou do evento e reforçou a importância do Congresso. “Este congresso é de extrema importância para o fortalecimento das micro e pequenas empresas em nosso país. Ele representa uma oportunidade única de troca de conhecimentos, experiências e práticas que podem transformar a realidade dos pequenos negócios. O evento possibilita que os empresários ampliem suas redes de contato, conheçam novas estratégias e se atualizem sobre as mudanças no cenário econômico, tributário e de inovação”, disse.
A gerente do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, enfatizou a relevância do congresso para os pequenos negócios. “O Congresso tem contribuído muito para que as micro e pequenas empresas, especialmente as microempresas, tenham acesso a conteúdos relevantes que são capazes de transformar seus negócios na área de gestão. Além disso, traz a oportunidade de muitas empresas apresentarem seus produtos para um grande número de pessoas que participam do evento”.
A importância do evento para a cidade de Itabuna foi destacada pelo presidente da AMPESBA, Agnaldo Joaquim. “É importante para Itabuna e também para a Bahia ter um evento como esse, um evento que traz networking, que traz muitas informações inerentes ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Isso vai ajudar bastante o Brasil no segmento das micro e pequenas empresas”, destacou.
O congresso reuniu diversas autoridades, incluindo representantes dos Bancos do Nordeste, Caixa Econômica e Banco do Brasil; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães; o secretário nacional do Ministério do Empreendedorismo e da Microempresa, Maurício Juvenal; o secretário do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul, Luciano Veiga; Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo na SETRE, Wenceslau Júnior; o prefeito de Itabuna, Augusto Castro; além de secretários municipais.
Além das palestras e debates, o evento teve uma Feira do Empreendedor, com exposição de produtos de artesanato, cacau e derivados, marcenaria, e apresentações culturais, proporcionando um ambiente de interação e troca de experiências entre os participantes.
O XIII Congresso Norte e Nordeste das Micro e Pequenas Empresas segue até esta sexta-feira (13), com uma programação diversificada para empresários e empreendedores interessados em expandir seus conhecimentos e oportunidades de negócios.