Ipiaú: TJ-BA valida posse da prefeita Laryssa Dias e vice Orlando Santos.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu parcialmente, no sábado (04), os efeitos da decisão liminar que determinava a repetição da cerimônia de posse e nova eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipiaú. Com isso, a posse da prefeita eleita, Laryssa Dias, e do vice-prefeito, Orlando Santos, foi validada.

A decisão foi deferida pela desembargadora presidente do TJ-BA, Dra. Cynthia Maria Pina Resende, atendendo ao pedido da Procuradoria Geral do Município. Em sua decisão, a desembargadora afirmou: “DEFIRO, em parte, o pedido liminar, para suspender os efeitos da decisão proferida no Mandado de Segurança nº 8000001-33.2025.8.05.0105, em relação à determinação de nova posse da Prefeita e do Vice-Prefeito, até a prolação da decisão de mérito.”

Embora a gestão do Executivo esteja assegurada, a situação na Câmara Municipal continua sem solução definitiva. A decisão do TJ-BA mantém válida a determinação de uma nova eleição da Mesa Diretora, não reconhecendo a eleição que declarou Andreia Novaes como presidente da Casa para o biênio 2025/2026.

Na manhã de sábado, o vereador Cláudio Nascimento foi notificado formalmente para cumprir a determinação da juíza Leandra Leal, que exige a realização de uma nova sessão solene. Cláudio tem 24 horas, a partir da notificação, para convocar a nova eleição.

 

Com informações Giro Ipiaú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *