Jovens angolanos recebem formação na Bahia para atuar na cadeia produtiva do cacau.

Entre os dias 7 e 18 de abril de 2025, 50 jovens angolanos participarão de um treinamento especializado na cadeia produtiva do cacau em Ilhéus, Bahia. A capacitação faz parte do Youth Technical Training Program (YTTP), iniciativa do Instituto Brasil África (IBRAF) voltada para o fortalecimento de competências técnicas de jovens africanos.

A iniciativa oferece uma abordagem integrada, unindo conhecimento técnico e vivência em campo para qualificar os participantes na modernização da cadeia produtiva do cacau em Angola. O curso inclui módulos sobre produção de viveiros de mudas de cacau, poda de cacaueiros, tecnologia e inovação no cultivo, manejo de pragas e doenças, processos de clonagem, entre outros temas. As atividades ocorrerão nas instalações do Instituto de Fomento e Desenvolvimento Agro-Sócio-Ambiental da Bahia (Biofábrica da Bahia) e na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

 



“O YTTP adota estratégias de formação profissional adaptadas às necessidades dos países africanos. Ao aproveitar a expertise brasileira em setores estratégicos, garantimos que os participantes adquiram não apenas conhecimento técnico, mas também habilidades práticas que geram impacto real em suas comunidades”, ressalta João Bosco Monte, fundador e presidente do IBRAF.

A iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável por meio da capacitação, proporcionando aos jovens as ferramentas necessárias para transformar as economias locais.

Para avançar na implementação da primeira turma de 2025, o presidente do IBRAF esteve em Luanda, Angola, onde se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Teté António, e o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac Francisco Maria dos Anjos, em janeiro. Os encontros tiveram como objetivo alinhar a estruturação do programa e garantir que a iniciativa esteja em sintonia com as estratégias de desenvolvimento agrícola do país.

O ministro Teté António destacou a importância da capacitação para os objetivos agrícolas de longo prazo de Angola, ressaltando o papel das parcerias internacionais na promoção do desenvolvimento sustentável. “Este projeto está alinhado com a estratégia do governo angolano para garantir segurança alimentar e soberania, ao mesmo tempo que atende a demandas mais amplas de desenvolvimento por meio da agricultura.”

O cacau encerrou 2024 como a commodity mais valorizada do ano, atingindo um preço recorde de US$ 12.565 por tonelada na Bolsa de Nova York, um aumento anual de aproximadamente 300%. Países africanos, especialmente da costa ocidental do continente, lideram a produção mundial, e Angola tem grande potencial para expandir sua participação no mercado internacional.

Criado em 2017, o YTTP é a principal iniciativa de capacitação do IBRAF dentro do modelo de Cooperação Sul-Sul e Triangular. O programa qualifica jovens profissionais africanos em áreas onde o Brasil se destaca globalmente, promovendo educação técnica que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico em seus países de origem.

Além da agricultura e do desenvolvimento rural, sua atuação abrange setores como saúde, tecnologia da informação, infraestrutura, indústria criativa, educação e comunicação, ampliando seu impacto para diversas áreas estratégicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *