Nos últimos cinco meses, o governo de Valderico Júnior tem focado em iniciativas para fortalecer a economia local e promover inovação, em Ilhéus. A afirmação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, ao destacar as ações e os projetos realizados, no período, e anunciar uma intensa agenda em Salvador. Na manhã de quinta-feira, dia 05, reunião com presidente do Sebrae/Bahia, Jorge Khoury. À tarde, encontro na Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o secretário André Joazeiro. Na tarde de sexta, na Fieb, se reunirá com empresários do setor industrial baiano.

“A agenda é um passo estratégico para fortalecer a nossa economia e impulsionar o empreendedorismo local”, ressaltou Ganem. Ele garante que parceria com o Sebrae/Bahia nos permitirá capacitar os empreendedores, tornar seus negócios mais competitivos e sustentáveis. “O diálogo com a Secti abrirá portas para inserirmos o município em projetos inovadores que promovem a educação científica e tecnológica. Com a Fieb discutiremos caminhos para a indústria baiana, criando novas oportunidades de crescimento econômico. Esses encontros reforça o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e a criação de um ambiente favorável para o avanço socioeconômico de Ilhéus”, afirmou.
Ganem lembrou que a Secretaria tem buscado parcerias estratégicas, como o diálogo com organismos púbicos e privados, dentre eles a Universidade Estadual de Santa Cruz, para ampliar ações de desenvolvimento regional. “Entre os projetos, destacam-se propostas para captação de recursos, valorização da cultura do cacau, reativação de equipamentos agrícolas e estruturação do Parque da Boa Esperança para visitação pública. Além disso, há esforços para inclusão produtiva, como um sistema de microcrédito para pequenos produtores e empreendedores locais”, anunciou.
Com Khoury, Ganem discutirá projetos de capacitação de empreendedores, estímulo à competitividade e promoção da sustentabilidade dos negócios. “A parceria Prefeitura de Ilhéus-Sebrae é fundamental para desenvolvermos o empreendedorismo, fortalecermos a economia e criarmos um ambiente favorável para o crescimento das nossas micro e pequenas empresas”, destacou. Na Secti, serão projetos voltados para a educação científica e tecnológica. “São iniciativa de sucesso como ‘Bahia Faz Ciência’, ‘Praças da Ciência’, ‘Bahia+Inovadora’, ‘Conecta Bahia’ e ‘Programas de Fomento’”, ressaltou.
Promovido pela Federação das Indústrias da Bahia, o Observatório da Indústria da Bahia é uma plataforma de inteligência estratégica que visa impulsionar a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria baiana. O FIEB Observatório funciona como um centro de conhecimento e análise, fornecendo dados e informações relevantes para as empresas e stakeholders da indústria, auxiliando na tomada de decisões e na identificação de oportunidades de crescimento.
Foto: Paulo Ganem, com Ricardo Moreno, diretor de Desenvolvimento Econômico; Roberta Castro, gerente do LOP, e Rosivaldo Sousa, supervisor de Planejamento Urbano.