Com área construída de mais de 6.000 metros quadrados, a nova unidade do IFBA contará com Pavilhão Administrativo e Pedagógico, 10 salas de aula, 7 laboratórios, quadra poliesportiva – vôlei, basquete, handball e futebol de salão -, e refeitório que inclui cozinha industrial completa.
Na próxima segunda-feira, 28, às 11h, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) a Prefeitura de Itabuna realizarão o lançamento da Pedra Fundamental do campus Itabuna. O evento será na Avenida Ibicaraí, s/n, Nova Itabuna, integra as comemorações pelo aniversário da cidade, e contará com a participação da reitora do IFBA, Luzia Mota, de pró-reitores do Instituto e autoridades municipais, estaduais e federais.
A nova unidade de ensino do IFBA que será implantada na cidade integra a etapa da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada em março de 2024 pelo governo federal, em que a Bahia contará com oito novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). O IFBA, que atualmente conta com 24 campi, terá quatro novos campi nas cidades de Itabuna, Macaúbas, Poções e Salvador (no bairro de Cajazeiras), passando a contar com 28 unidades de ensino.
O novo campus do IFBA será construído no terreno localizado na Fazenda Bananeiras, bairro Lomanto Júnior, cruzamento da BR 415 com a BR 101, em área urbana de Itabuna. Com área construída de 6.217,50 metros quadrados, a nova unidade do IFBA contará com Pavilhão Administrativo e Pedagógico, 10 salas de aula, 7 laboratórios, quadra poliesportiva – vôlei, basquete, handball e futebol de salão -, e refeitório que inclui cozinha industrial completa.
A doação do terreno, adquirido pela Prefeitura de Itabuna, ao Instituto Federal da Bahia já foi formalizada por meio de emissão do Decreto Municipal Nº 16.419, de 03 de abril de 2024, e a transferência de dominialidade está em trâmite cartorial.
SEMINÁRIO
Na terça-feira, dia 29, às 13h, o IFBA realizará o seminário “A Expansão da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da educação profissional no Brasil”. Além da abordagem do tema, devem ser apresentadas informações e dados sobre o trabalho e objetivo da Comissão de Implantação do campus Itabuna. O evento é aberto ao público e vai contar com a participação de representantes do IFBA, da Prefeitura de Itabuna, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), além de autoridades locais, entre outros participantes.

