A Associação de Pais de Autistas divulgou hoje (05) em suas redes sociais uma nota de repúdio a Secretaria Municipal de Saúde, a nota se deu por conta de um vídeo veiculado pela gestão no início do mês.

Leia na integra a nota:

NOTA DE REPÚDIO

A AMA Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna, vem a público manifestar seu repúdio em decorrência do vídeo veiculado no dia 02 de abril de 2023 – Dia Mundial de Conscientização do Autismo na rede social Instagram @sec.saudeitabuna – Prefeitura Municipal de Itabuna.

O vídeo, que referencia a unidade CREADH como o espaço de atendimento “ideal”, atualmente ofertado para crianças e adolescentes com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista – TEA pela rede SUS no município, não condiz com a realidade vivenciada por nossas famílias associadas e representadas, no qual lutamos juntos e seguimos nesta linha de frente, há anos, de forma aguerrida, especialmente desde outubro de 2022 quando esse serviço foi transferido do Caps Infantil.

O déficit de profissionais contratados e especializados na equipe TEA para atuação multidisciplinar devida; o déficit de infraestrutura específica ao autismo na unidade com demandas sobrecarregadas já existentes e além dos municípios pactuados; o déficit de carga horária devida para ter de fato uma intervenção intensiva e ampliada com maior estimulação; fila de espera prolongada; a inexistência da aplicação ABA – Análise do Comportamento Aplicada, considerando sua estrutura e eficácia cientificamente comprovada e a falta de acessibilidade até a unidade pela falta de transportes públicos e para portadores de deficiências, são realidades presentes no dia-a-dia de quem depende do serviço.

Apoiamos os esforços e a atenção mais ampliada ao mês de conscientização do autismo pela atual gestão, diante da alta prevalência diagnóstica, diversas demandas e mobilizações em torno do autismo na cidade, como entendemos que ações efetivas e emergenciais em prol da estruturação dessa unidade e equipe, continuarão sendo de suma importância a todos.

Entretanto, dentro de nossas atribuições, continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para assegurar melhores condições e atendimento humanizado, seguindo atentos às expressões ou ações de qualquer natureza que de algum modo possam minimizar ou relativizar os desafios existentes e enfrentados com tantas sequelas, angústias e sofrimentos por parte dos nossos associados ou a dificultar o entendimento da sociedade como um todo.


Salientamos que enquanto uma organização civil, regularmente registrada e reconhecida como utilidade pública municipal, continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para contribuir coletivamente à causa, para que pessoas autistas e seus familiares no município de Itabuna, recebam de fato todo o amparo necessário e seus direitos resguardados e garantidos.

JUNTOS NESSA LUTA! JUNTOS, HÁ 6 ANOS EM PROL DO CENTRO ESPECIALIZADO DO AUTISMO EM ITABUNA-BA.

Itabuna, 05 de abril de 2023

Jislayne F Caldas. Presidente Ama Itabuna Gestão 2018/2023.

1 thought on “Itabuna: Em nota, Associação de Pais de Autistas repudia a secretaria de saúde.

  1. Tristeza é a palavra. Precisamos nos unir.acionar MP para fazer valer os direitos de um bom atendimento e um espaço com capacidade de atendimento as necessidades de todos. Profissionais,crianças e pais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *