O Governo da Bahia anunciou que a Noxis Energy tem interesse em construir uma refinaria de combustíveis em Ilhéus, no litoral sul do estado. A empresa assinou protocolo de intenções com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta quinta-feira (27).
De acordo com a Pasta, o objetivo da companhia é produzir Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), gasolina, diesel e óleo combustível marítimo, com investimento de R$ 5,3 bilhões na refinaria, gerando mais de 600 empregos diretos na fase de operação do empreendimento. Durante a construção da fábrica, mais de 3,5 mil empregos serão gerados, caso o projeto se concretize, ainda conforme a SDE.
GRUPO SELETO E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Atualmente, o Nordeste tem três refinarias que beneficiam óleo bruto: Abreu e Lima, em Pernambuco; Potiguar Clara Camarão, no Rio Grande do Norte; e Mataripe, na Bahia. As duas primeiras são da Petrobras, e a terceira, a antiga Refinaria Landulpho Alves, foi vendida pela estatal ao fundo de investimentos Mubadala, dos Emirados Árabes.
As três refinarias nordestinas, assim como as de outras regiões do país, têm em comum a localização em pontos estratégicos de acesso a cadeias de suprimentos essenciais à operação desse tipo de indústria, que depende de insumos químicos, característica não encontrada no sul da Bahia até o momento.
Com informações Pimenta.