Seis vereadores acompanharam o presidente da Câmara de Ilhéus, Abraão (PDT), representando o Poder Legislativo, em uma visita técnica guiada ao Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (03) e foi conduzido pela Diretora-Geral da unidade, a enfermeira Domilene Borges.
Além do presidente da Casa, estiveram presentes os vereadores Ivo Evangelista, Fabrício Nascimento, Jerbson Moraes, Edvaldo Gomes, Tandick Resende e Cláudio Magalhães. Os parlamentares tiveram a oportunidade de dialogar com a diretora, funcionários, enfermeiros e técnicos sobre o funcionamento da unidade hospitalar, que atua como o único hospital maternidade do Sul da Bahia 100{d198c3dc95c114d29e6edcd8e5c7a06443a0378d575a71ac9e4690242a1c641b} SUS.
O convite partiu do Hospital, em resposta a ida da Diretora-Geral Domilene Borges, em março deste ano, ao plenário da Câmara de Vereadores, para apresentar os números de serviços que foram realizados no Materno Infantil no primeiro ano de funcionamento. Ela declarou que a unidade hospitalar já realizou aproximadamente 4.500 partos e mais de 6.500 internações.
O presidente da Câmara, o vereador Abraao, destacou a importância que o Hospital possui para a região e chamou a atenção para a estrutura do local. “Hoje, as mulheres do município podem contar com uma unidade hospitalar que oferece qualidade e cuidado num momento bastante delicado e importante para elas, que é o do nascimento de seus filhos”, enfatizou.
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi inaugurado pelo governo do Estado em dezembro de 2021 e, desde então, administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família. O hospital foi projetado para atender 8 municípios da região de Ilhéus e 12 da região de Valença, mas já recebeu pacientes de 110 municípios baianos e de 20 outros municípios de outros estados da federação.
Ascom/CMI.