Ao longo dos últimos finais de semana, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizou a etapa municipal do seu 8º Congresso Nacional, em Itabuna.
Foram cinco plenárias realizadas nos dias 12/08, 20/08 e 27/08, onde todas e todos os filiados tiveram a oportunidade de debater a conjuntura e de apresentar quais os caminhos acreditam que o partido deve perseguir nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
Delliana Ricelli, membro da direção municipal e integrante da tese 3 no congresso, explica que além de todo o debate politico, essa é a oportunidade também das filiadas e dos filados escolherem a nova direção municipal e estadual.
O que aconteceu após três finais de semana, garantindo um resultado histórico para o partido. Com a maior votação em uma etapa municipal em Itabuna e pela votação obtida pela tese 3, a maior já adquirida por um grupo interno do partido na cidade, elegendo Davidson Brito o novo presidente do partido. Um resultado que também marca uma mudança significativa desde a fundação da sigla no município, onde pela primeira vez na sua história, não será dirigido pelo grupo, hoje, representado por Zem Costa e Professor Max.
Sobre o resultado, Brito conta que “para nós (tese 3) é uma oportunidade impar de experimentar na direção aquilo que já temos feito por fora dela, é uma chance de ampliarmos nossa atuação e fazer com que o PSOL seja parte da grande politica na cidade, disputando o processo eleitoral com chances de eleger parlamentares, mas principalmente, fazendo com que o nosso partido seja parte das lutas do cotidiano do nosso povo, apresentando um projeto de cidade. Mas nós também queremos fazer dessa vitória uma grande homenagem a memória do meu irmão e companheiro Diêgo Brito, que foi quem começou tudo isso lá atrás.”
Brito explica ainda que a próxima etapa é o Congresso Estadual, que será realizado entre os dias 15 e 16 de setembro de 2023, em Salvador. E que pela votação expressiva deve garantir para Itabuna a maior delegação de sua história. ”A etapa municipal passou, agora é hora de trabalhar pela unidade interna do PSOL Itabuna, para garantirmos a defesa dos nossos interesses, do povo não só de Itabuna, mas de toda região.”
RESULTADO DO CONGRESSO DO PSOL EM ITABUNA
TESE 1 – 06
TESE 2 – 21
TESE 3 – 406
TESE 4 – 02
TESE 5 – 01
TESE 6 – 00
TESE 7 – 01
TESE 8 – 205
TESE 9 – 02
NULOS – 05
BRANCOS – 04

