Itabuna: Delliana Ricelli é confirmada como pré-candidata à prefeita pelo PSOL.

A professora Delliana Ricelli foi confirmada na última semana como pré-candidata do PSOL à prefeitura de Itabuna. A declaração foi feita por membros da direção municipal do partido, que comunicaram que além do nome recém apresentado, a sigla conta ainda com a pré-candidatura de Zem Costa.

“Está decisão está alinhada com as resoluções aprovadas no último Congresso Estadual do PSOL, que aprovou que nosso partido deve fazer o esforço necessário para derrotar a extrema direita, trabalhar pela unidade da esquerda e apresentar candidaturas próprias, com o nosso programa e conectadas com os movimentos sociais, nos municípios onde isso for possível. Como é o caso de Itabuna”, afirmou Davidson Brito.

O presidente eleito do PSOL Itabuna ressaltou que essa indicação já foi comunicada aos grupos internos do partido e a direção da REDE Sustentabilidade. “Temos total confiança no nome que apresentamos ao partido e a Federação, quem conhece sabe do seu potencial para ocupar o Centro Administrativo e construir uma outra lógica de gestão para Itabuna. Confio pessoalmente na indicação e ainda no mês de outubro iremos realizar um Congresso Municipal para formalizar a indicação do partido para a eleição em 2024. Por hora, é seguirmos dialogando com a população”.

O PSOL recentemente realizou votações que definiram a sua nova direção municipal para os próximos três anos, além de aprofundar os debates sobre a conjuntura municipal e apontar os caminhos para o próximo período. O que segundo Delliana Ricelli, representou uma vitória política importante para o nosso partido. O PSOL hoje sabe o que quer para Itabuna, portanto não seremos nós a nos furtar do bom debate com quem quer que seja, mas é preciso que todos saibam que temos um projeto para o município e que para nós o processo de mudança na cidade, assim como do restante do Brasil, passa pelo nosso partido”.

 

Delliana comentou ainda que “o nosso desafio é construir um processo conectado com a lutas populares, com o movimento de mulheres, antirracista, LGBTQIA+, com a juventude e que tenham por obrigação ser o reflexo das reivindicações da maioria da população do campo e da cidade. Essa também é a oportunidade do PSOL apresentar pela primeira vez uma mulher como pré-candidata e de mais vez darmos a Itabuna a chance de eleger pela primeira vez na sua história uma prefeita que governe para a maioria, com um olhar sensível aos setores historicamente marginalizados na sociedade”.



*Delliana Ricelli é licenciada em Filosofia, mestra em Linguagens e Representações, bacharelanda em Comunicação Social, ambas pela UESC. Secretária de Movimentos Sociais do PSOL Itabuna, vice-coordenadora do Conselho Municipal da Mulher, coordenadora do Movimento (R)existir e militante da Rede Feminista Crystiane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *