Foto: Ascom/AL-BA.

O pastor da Igreja Batista e presidente da Convenção Batista Baiana, Erivaldo Barros de Oliveira, é o mais novo cidadão baiano, título recebido, na manhã desta quinta-feira (26), em sessão especial no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Pernambucano de nascimento, o pastor Erivaldo está há dez anos na Bahia, onde vem realizando atividades religiosas e sociais em todo o estado.

A homenagem foi proposta pelo ex-deputado e atual superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, e requerida pelo deputado Matheus Ferreira (MDB), que, no ato, foi representado pelo deputado Júnior Muniz (PT). Entremeada de apresentações musicais, a sessão contou com a participação das cantoras Lizandra Gonçalves e Tirza Almeida, acompanhadas pelo pastor Joas Menezes, no teclado, e Diogo Pimentel, ao violino. Também se apresentaram jovens dos projetos sociais Metanóia e Cristolândia, e o coro da União Feminina Missionária de Salvador.

Além dos citados, compuseram a mesa, a coordenadora da Unidade de Saúde do Centro Comunitário Batista Clériston Andrade, líder do ministério infantil da Igreja Batista da Graça e esposa do homenageado, Ana Estevão; o ex-deputado e vice-presidente do Podemos Nacional, Eliel Santana; os capelães militares evangélicos Tenente Coronel Paulo Cezar, e o major da PM Sousa Júnior; a defensora pública Mônica Aragão; o secretário-geral da Convenção Batista Baiana, pastor Genilson Souto; o 2o vice-presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil na Bahia, pastor Raian de Jesus Sátiro; o presidente da Associação Batista de Salvador, pastor Robson Leandro; a professora e 1a vice-presidente da União Feminina Missionária da Bahia, Ludjana Nascimento Medeiros; e a diretora do Colégio Batista Taylor Egídio, em Jaguaquara, Sonilda Sampaio Pereira.

PAI NA FÉ

A sessão teve início com uma leitura bíblica pelo homenageado, seguida de oração de gratidão pela vida do pastor e da família e pelos relevantes serviços prestados por ele. Em seguida, Junior Muniz ressaltou a aliança da Bahia com o pastor Erivaldo, “esposo de Ana Estevão, pai de Ana, Marcos e Lucas, mas também pai, na fé, de diversos baianos, que hoje vêm prestar homenagem de boas vindas ao novo baiano”, afirmou o petista. Segundo o parlamentar, a ALBA entregou o título nesta quinta, mas os baianos o concederam há dez anos, “para quem vem trazendo a palavra que edifica, que resgata, que tira homens e mulheres da droga e o senhor fez isso percorrendo o estado da Bahia”, destacou.


Proponente do título, quando deputado estadual, Heber Santana transmitiu abraço especial do governador Jerônimo Rodrigues e do deputado Matheus Ferreira, falou da alegria de estar na Casa Legislativa e da importância e merecimento da honraria. Também fez um relato sobre a trajetória do religioso, natural do município pernambucano de Nazaré da Mata que, em 2013, assumiu a Secretaria da Convenção Batista Baiana, na qual ficou até 2018, quando assumiu a Igreja Batista da Graça e a presidência do Conselho de Administração do Centro Comunitário Batista Clériston Andrade. Hoje – completou o superintendente – é o presidente da Convenção Batista Baiana, 3o secretário da Diretoria da Convenção Batista Brasileira e vice-presidente da Comissão Predial Batista.

Sobre a formação do líder religioso, Heber Santana citou os títulos de bacharel em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Brasil; licenciatura em Ciências da Religião, pela Universidade do Vale Aracaju; pós-graduação em História, pela Universidade Federal de Pernambuco; bacharel em Direito, pela Universidade Católica de Pernambuco; mestrando em Ciência e Tecnologia, e mestrando Teologia, pelo Seminário Batista de Carolina do Norte (EUA). “Isto é muito importante, mas não é tudo”, disse o ex-deputado, justificando que sua indicação foi o reconhecimento pela postura e serviços prestados pelo pastor à comunidade baiana. “É a marca de quem ama Deus, amando as pessoas. Seja na utilização de todo esse seu conhecimento, cargo ou espaço que ele ocupe. É ver nele essa diferença de fazer para Deus e, de uma maneira especial, alcançar as pessoas”, explicou.

GRATIDÃO

Em sua fala, o pastor Erivaldo, que há cinco anos recebeu o título de Cidadão Soteropolitano pela Câmara de Vereadores de Salvador, agradeceu a presença da família, dos amigos e fiéis, mas reconheceu que o título não é por mérito, ou por capacidade, “e sim pela graça, bondade e misericórdia do Senhor”. Segundo o sacerdote, desde que chegou na Bahia, já visitou 411 cidades baianas levando o evangelho.

“Nosso trabalho tem três pilares, que são o do missionário evangelizador, a comunicação e administração. Hoje, somos 643 igrejas e 454 congregações, 177 mil batistas espalhados pela Bahia”, informou. Para o homenageado, depois de dez anos de realizações como ministro do evangelho, o status de cidadão baiano agora não só de fato, e sim de direito. “É uma honra ser chamado de baiano, isso muito me orgulha, é um privilégio indescritível”, comemorou o pastor Erivaldo Barros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *