Uma sentença proferida pela Justiça chamou a atenção nos últimos dias. O Vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho, anunciou nas suas redes sociais a 5ª derrota judicial do Prefeito Augusto Castro acerca dos servidores considerados fantasmas no gabinete do vice-prefeito.
Na sentença, o Juiz de Itabuna Ulisses Maynard reconheceu o abuso de poder por parte do Chefe do Executivo Itabunense e também a existência de servidores que haviam sido nomeados por ele que não estavam trabalhando (popularmente conhecido como fantasmas). Diante disso, o Juiz determinou que o Prefeito Augusto Castro nomeie servidores indicados pelo Vice-prefeito no gabinete. Lembrando que já havia sido proferida decisão no ano passado, porém, o município recorreu. Após 04 (quatro) pareceres do Ministério Público e 05 (cinco) decisões judiciais, em especial o Acórdão do Colegiado de Desembargadores no Tribunal de Justiça da Bahia, foi mantida a decisão do Juiz de Itabuna que reconheceu o abuso de poder e servidores conhecidos como fantasmas.
Foi concedido o prazo de 15 dias para que o Prefeito realize a nomeação dos servidores indicados por Guinho, no gabinete do Vice-prefeito, sob pena de multa diária, causando prejuízo aos cofres públicos.