Durante todo o ano de 2024 mais de 80 instituições de todo o Brasil uniram forças para colocar a oncologia como pauta dos candidatos a cargos públicos. Graças a esse esforço conjunto, mais de 20 prefeitos e 80 vereadores comprometidos com a causa foram eleitos e iniciaram seus mandatos com esse importante compromisso.
A Associação Sagrada Família (ASSAFA) participou ativamente desse movimento, mobilizando a política em todo o território nacional em prol da oncologia. A Coalizão Cidades no Controle do Câncer realizou uma premiação na última sexta-feira (29), por meio do google meet. A entidade foi representada pelo seu membro, Luciano Estevam, que recebeu o Certificado de Menção Honrosa, por ser uma das organizações que mais se destacou na mobilização de candidaturas para a promoção de políticas públicas voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer.
Estas foram as entidades premiadas:
1º lugar: Mulheres de Peito
2º lugar: Viamama
3º lugar: Amucc
“Agradeço ao Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), pela homenagem. Pela primeira vez nossa associação ASSAFA, participou como entidade do Sul da Bahia como mobilizadora no combate ao câncer, como entidade da sociedade civil organizada. Fiquei muito satisfeito com esse reconhecimento em nível nacional, foi uma grande satisfação, contribuir em defesa dos pacientes e da oncologia e lutar por uma assistência de qualidade para as pessoas que lutam dia a dia contra o câncer”, disse Estevam.