Itabunense participa da Consulta Pública para inclusão no SUS de exame visando a detecção precoce do câncer de esôfago.

Com objetivo de contribuir para melhora a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o ex-Assessor da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), da Prefeitura Municipal de Itabuna, Luciano Estevam, participou na tarde desta terça-feira(14), da votação da Consulta Pública – CP n. 103, para a inclusão do exame de Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET-CT) no Sistema Único de Saúde (SUS), para o estadiamento de pacientes com carcinoma de esôfago localmente avançado, sem metástases conhecidas, após resultados inconclusivos na tomografia computadorizada.

O câncer de esôfago – órgão do sistema digestivo responsável por conectar a garganta ao estômago – geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, dificultando o diagnóstico precoce e retardando o início do tratamento. No Brasil, em 2022, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 10.990 novos casos.

Para Luciano Estevam o diagnóstico precoce desempenha muito tem a contribuir na melhoria das taxas de sobrevida, além de redução de tempo de internação, ele ressalta que a consulta pública ficará disponível somente até o dia 20 de janeiro de 2025.  Para participar só acessar o link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-103-tomografia-computadorizada-por-emissao-de-positrons-pet-ct-estadiamento-de-pacientes-com-doenca-localmente-avancada-de-carcinoma-de-esofago

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *