“Trilhas do Desenvolvimento”, projeto do Fórum Empresarial
da Bahia debate o futuro socioeconômico da região sul.

Promover reflexões estratégicas sobre o futuro socioeconômico do sul do Estado é a proposta do projeto “Trilhas do Desenvolvimento”, iniciativa do Fórum Empresarial da Bahia, reunindo empresários, formadores de opinião e representantes do setor público para discutir temas prioritários da agenda regional. A ideia é mobilizar e reunir empresários, lideranças políticas e especialistas em cinco encontros-almoços para discutir desafios e oportunidades da região. O primeiro ocorreu no dia 10 de julho, no Restaurante Bistrô do Palace Hotel.

 

Criado em 2009, o Fórum Empresarial da Bahia reúne empresários, formadores de opinião e representantes do setor público, e é presidido pelo advogado tributarista e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabuna, José Raimundo Araújo. Tem como promover debates sobre desenvolvimento econômico sustentável e fortalecer o ambiente de negócios local, e tem o objetivo de fortalecer redes de colaboração entre o setor privado e público, fomentando conteúdo, networking e propostas regionais estratégicas.

“A proposta do Fórum é fortalecer redes de colaboração entre os setores público e privado, promovendo debates sobre desenvolvimento econômico sustentável e ambiente de negócios na Bahia”, explicou José Raimundo. Ele acrescentou que o projeto “Trilhas do Desenvolvimento” busca aprofundar discussões sobre eixos estratégicos que impactam diretamente o cotidiano e o futuro da região sulbaiana. Em síntese, “é uma oportunidade de “alinhamento entre atores estratégicos da sociedade, que podem e devem atuar de forma coordenada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da região”.

O encontro no Palace Hotel contou com participação de lideranças regionais e trouxe à tona temas como a interiorização do Gás Natural, com destaque para o projeto de implantação de compressão em Itabuna – medida que poderá transformar o município em polo energético regional, beneficiando cidades como Juazeiro, Jequié e Vitória da Conquista; a retomada da infraestrutura regional, com foco na esperada reabertura do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, em Itabuna; os desafios do desenvolvimento econômico sustentável, da governança compartilhada e do incentivo a investimentos colaborativos; a inclusão e o protagonismo feminino nos espaços de decisão e inovação; os impactos de eventos climáticos extremos, e a necessidade de soluções urgentes frente à crise hídrica que afeta o sul da Bahia.

Ao destacar que, de acordo com dados levantados pelo Fórum Empresarial da Bahia, Itabuna conta atualmente com cerca de 8.600 empresas com CNPJs ativos, demonstrando o potencial econômico da cidade como vetor de desenvolvimento regional. José Raimundo informou que os próximos encontros deverão aprofundar propostas e consolidar uma agenda colaborativa de desenvolvimento. A programação das próximas edições do “Trilhas do Desenvolvimento” será divulgada nos canais oficiais do Fórum.

Texto: Ederivaldo Benedito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *