Neste sábado, dia 6, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação das 8 às 16h, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. O objetivo é mobilizar e conscientizar o público para a vacinação contra o vírus Influenza e reforçar o Bivalente Pfizer contra a Covid-19 e sobre a importância de completar a completa imunização.
Para a vacinação contra o vírus Influenza o público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), trabalhadores em Saúde, idosos maiores de 60 anos, professores da rede pública ou privada (ensino básico, fundamental ou superior).
Além destes, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, trabalhadores no transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros, funcionários do sistema de privação de liberdade. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas também são elegíveis.
Já para vacinação do reforço contra a Covid-19 com a Pfizer Bivalente o público-alvo são adultos maiores de 18 anos (com ou sem comorbidades), gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), pessoas com imunossupressão (a partir de 12 anos de idade), e portadores de comorbidades maiores de 12 anos.
A Coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destaca que esse é um momento crucial para completar o esquema vacinal. “Estamos no período de propagação da gripe Influenza. Além disso, também há novas variantes da Covid-19. Por isso, a necessidade de proteger toda a família”, realçou.
“A vacinação acontecerá em um sábado até as 16h para alcançar também pessoas que trabalham em horário comercial durante a semana”, disse, reforçando o apelo para que as pessoas dos subgrupos definidos compareçam às USF e UBS.
A documentação necessária é o CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que os pacientes portadores de comorbidades deverão trazer relatório médico atualizado (últimos 6 meses).