O Instituto Nossa Ilhéus realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios do Litoral Sul da Bahia. O trabalho avalia 26 prefeituras e conta com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil. A avaliação 2023 revelou um cenário insatisfatório de transparência e governança pública na região. Apenas Itajuípe (85 pontos) recebeu classificação “ótimo”. Em último lugar ficou Uruçuca (26,4 pontos).
Itabuna desceu algumas posições , comparando o levantamento feito em 2022, de 17° o município se encontra em 24° e figura entre as últimas colocadas ficando a frente apenas dos municípios de São José da Vitória e Uruçuca.
O detalhamento das notas indica que os maiores desafios para assegurar transparência e participação social se concentram na dimensão de Legislação e em Comunicação, Engajamento e Participação que monitoram a existência e publicidade de legislação para prevenir corrupção e também de área destinada a notícias e informações atualizadas, assim como de mecanismos de participação social onde prestem contas à sociedade sobre suas ações e promovam a participação social.
Quase todos os municípios avaliados (22 dos 26) publicam que já regulamentaram a Lei de Acesso à Informação (LAI). Por outro lado, apenas um município (Mascote) apresenta sua regulamentação de Conflitos de Interesses. Ilhéus e Itajuípe são os únicos dois municípios que possuem uma página ou portal com informações sobre todos os conselhos de políticas públicas ativos, com lista de membros, contatos e calendário de encontros. Mas nenhum dos 26 avaliados possuem Conselho de Transparência e Combate à Corrupção para garantir a participação da sociedade e o controle social.
Veja lista completa em : https://transparenciainternacional.org.br/itgp/municipios/litoral-sul-da-bahia/
Com Informações Instituto Nossa Ilhéus.