Na tarde desta quarta-feira (19), dois Projetos de Lei do Executivo Municipal foram apresentados em regime de urgência nas reuniões das comissões técnicas e depois aprovados em sessões plenárias. Um dos projetos, com relatoria dos vereadores Zói (Avante) e Wilma (PCdoB), foi o que reajusta em 6,27% o piso do magistério municipal, em conformidade com portaria do MEC que atualizou o piso nacional.
O efeito do reajuste é retroativo a 1º de janeiro deste ano, sendo que as diferenças dos meses de janeiro e fevereiro serão quitadas em duas parcelas fixas e mensais, juntamente com os pagamentos dos meses de março e abril.





O outro projeto, com relatoria dos vereadores Ronaldão (Republicanos) e Thales (Republicanos), foi o que reabre o prazo de adesão ao Programa de Desligamento Voluntário-PDV, instituído pela Lei Municipal n. 2.697, de 27 de novembro de 2024, com caráter voluntário, pessoal e irrevogável. O prazo de adesão será de oito dias a partir da data de publicação da Lei. O vereador Delegado Clodovil (PL) chegou a apresentar emenda com prazo de adesão de 30 dias, mas foi rejeitada.
Líder do Governo
Na sessão plenária também foi anunciado o nome do vereador Ronaldão (Republicanos) como novo líder do governo Augusto Castro (PSD) na Câmara. Ronaldão agradeceu a confiança e ressaltou a importância dos vereadores estarem irmanados na defesa dos interesses da população itabunense.